quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CASA DO ESTUDANTE ! CARTÃO POSTAL DE GARANHUNS...


A casa do estudante que voce vê nestas fotos, é o retrato fiel de como a cidade de Garanhuns tem sofrido com os maus tratos e o desprezo das autoridades municipais ao longo dos últimos anos. Este prédio que hoje está em ruínas, foi construído na decada de 60 e abrigou por muitos anos estudantes pobres de outras cidades que para aqui se deslocavam afim de estudarem em nossos colégios. Hoje ao se observar aquele local completamente abandonado e com ares de casa do terror, o sentimento é de absoluta tristeza. Tristeza pelas condições físicas do prédio e nojo pela falta de interesse dos poderes em tentar restaurar aquele símbolo que representou muito para uma geração. Pelo menos prá uma coisa as ruínas da casa do estudante tem servido. Elas tem sido um grande cartão postal prá quem visita Garanhuns chegando pelo terminal rodoviário da cidade. Muitos turistas inclusive, tem levado na bagagem fotos belíssimas daquele local.


comentários:

Wagner Marques disse...
Caro cientista,

penso que não há como falar na "Casa dos estudante de Garanhuns" sem falar em Geraldo de Freitas Calado, ou seja, a pessoal que mais lutou para que esta casa fosse uma realidade em Garanhuns. Porém, creio mesmo ser revoltante o ar de desprezo que o imóvel apresenta.

Abraço.

23 de Setembro de 2009 19:10
Caro Wagner. Quero agadecer pelo comentário e dizer que em breve continuaremos com este tema. Iremos destacar o trabalho do saudoso Geraldo de Freitas para tornar a casa do estudante de Garanhuns uma realidade e sua participação na educação de uma forma mais abrangente. è bom lembrar que foi do Saudoso Geraldo de Freitas a idéia de se implantar em Garanhuns Um extesão da Iniversidade Federal Rural de Pernambuco.

PERGUNTAR NÃO OFENDE !


O que conversavam descontraidamente no final da tarde de ontem o radialista Fernando Rodolfo e o secretário de comunicação da prefeitura de Garanhuns, Carlos Eugênio ? os dois foram vistos em frente a um magazine da cidade em animada conversa. Teria sido um reecontro de velhos amigos ou o secretário teria procurado o mencionado radialista em missão oficial ? Perguntar não ofende...

COLABORE COM O BLOG

Voce possui fotos antigas de Garanhuns já em formato digital ? o blog do jeitoso pede sua colaboração nos enviando algumas dessas preciosidades. As fotos serão utilizadas para a ilustrar a coluna Que Saudade Garanhuns. Se voce quer ser um colaborador nos envie as fotos para o

QUE SAUDADE GARANHUNS

Saudade das tardes de domingo no pau-pombo ( na trilha sonora aguinaldo timóteo cantando os verdes campos da minha terra e os brutos também amam ). Saudade de seu Araújo cortando pano nas casas José Araújo, de xinxa na só tintas vendendo e discutindo futebol. Saudade de zé, porteiro do cinema jardim ( me barrou muito ). Saudade da SANEPE (hoje compesa ), da TELPE ( hoje telemar ). Saudade dos antigos taxis da cidade (eram jeeps e rurais ). Saudade das vellhas lotações que faziam a linha centro/arraial. Saudade das padarias olinda e suissa (faziam pão sem bromato ). Saudade das tipografias universal e escolar confeccionando impressos com suas enormes máquinas. Que saudade Garanhuns.

ACONTECEU NA HISTÓRIA

23/09/1703
Carta régia proíbe às escravas, no Brasil, o uso de sedas, tecidos caros e ouro

23/09/1939
Morre, em Londres, Sigmund Freud, criador da psicanálise.


23/09/1973
Morre, em Santiago, o poeta Pablo Neruda.

PRÁ DIZER QUE NÃO FALEI DOS VERSOS

Primavera


Ah ! quem nos dera que isto, como outrora,
Inda nos comovesse! Ah! quem nos dera
Que inda juntos pudéssemos agora
Ver o desabrochar da primavera !

Saíamos com os pássaros e a aurora.
E, no chão, sobre os troncos cheios de hera,
Sentavas-te sorrindo, de hora em hora:
"Beijemo-nos ! amemo-nos ! espera !"

E esse corpo de rosa recendia,
E aos meus beijos de fogo palpitava,
Alquebrando de amor e de cansaço...

A alma da terra gorjeava e ria...
Nascia a primavera... E eu te levava,
Primavera de carne, pelo braço!

Olavo Bilac