sexta-feira, 13 de novembro de 2009

FINAL DE MAIS UMA ENQUETE.

O jeitoso perguntou o que fazia você terça-feira a noite na hora do apagão. Confira o resultado.

tomava banho 0 (0%)
via a novela 2 (14%)
estava no elevador 0 (0%)
estava na escola 2 (14%)
estava em um bar 4 (28%)
estava no motel 3 (21%)
dormindo e não vi nada 1 (7%)
estava lendo 2 (14%)
estava no carro 0 (0%)
estava no cinema 0 (0%)

Obrigado aos que votoram na enquete.

CÂMARA DESMORALIZA TRIBUNAL DE CONTAS .


É incrível como a atual formação da câmara municipal de Garanhuns é conivente com os desmandos desta e de outras administrações. Ontem, apesar do tribunal de contas do estado ter orientado a camara a considerar irregulares as contas do ex-prefeito Silvino, referentes ao exercício financeiro de 2004, a câmara fez exatamento o contrário. Com ampla maioria as contas consideradas irregulares pelo TCU, foram aprovadas livrando Silvino de uma punição, inclusive a perda dos direitos políticos. Ora, se o ex-prefeito na época em que administrou o município cometeu algum tipo de deslize, que pague por isso, que assuma a responsabilidade. A câmara do jeito que se comportou, traiu mais uma vez a confiança do povo, que vê em seus vereadores os ficais da população, muito embora esse papel pareça ser cada vez mais desconhecido pela câmara. O sentimento de impunidade é o que motiva a corrupção e os desmandos políticos neste país. Pois os vereadores que votaram pela aprovação das contas são no mímino coniventes com esse tipo de comportamento. Além de aprovarem as contas de Silvino Andrade, a câmara ainda desmoralizou completamente o poder do tribunal de contas, deixando transparecer que este orgão não serve mesmo prá nada e que não passa mesmo de um trem da alegria para empregar políticos em fim de carreira.

SEXTA-FEIRA 13 ! SORTE OU AZAR ?

A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.

O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.

Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.

Além da justificativa cristã, antes disso existem duas outras versões que provêm da mitologia nórdica que explicam a superstição. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituidos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.

Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.[1]

PRÁ DIZER QUE NÃO FALEI DO VERSO !


Dormes...

Dormes... Mas que sussurro a umedecida
Terra desperta? Que rumor enleva
As estrelas, que no alto a Noite leva
Presas, luzindo, à túnica estendida?

São meus versos! Palpita a minha vida
Neles, falenas que a saudade eleva
De meu seio, e que vão, rompendo a treva,
Encher teus sonhos, pomba adormecida!

Dormes, com os seios nus, no travesseiro
Solto o cabelo negro... e ei-los, correndo,
Doudejantes, sutis, teu corpo inteiro

Beijam-te a boca tépida e macia,
Sobem, descem, teu hálito sorvendo
Por que surge tão cedo a luz do dia?!

Olavo Bilac

ACONTECEU NA HISTÓRIA.

13/11/1945
Na França, Charles De Gaulle é eleito por unanimidade chefe do governo provisório.

13/11/1965
O presidente Castelo Branco anuncia a criação do cruzeiro novo, a vigorar a partir de 1° de janeiro de 1966.

13/11/1992
Oficiais militares tentam, sem sucesso, assassinar o presidente peruano Alberto Fujimori e derrubar o seu governo.