quinta-feira, 15 de outubro de 2009

ESCÂNDALO ! TCE ANULA CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE GARANHUNS !


Deu na Sete Colinas FM , que a segunda câmara do tribunal de contas do estado cancelou o concurso público realizado no ano passado pela prefeitura de Garanhuns. Com a decisão que já foi publicada no diário oficial do estado, mais de 200 servidores que haviam assumido seus cargos terão contratos cancelados. Entre as irregularidades apontadas pelo tribunal de contas, estão nomeações de pessoas que não atingiram a nota mínima e também para cargos inexistentes na municipalidade. Entre os demetidos a maioria é de professores. Não foi divulgado pela emissora quais seriam as consequencias para a prefeitura. O mencionado concurso foi aplicado no ano passado pelo instituto cidades. Este é mais um escândalo na atual atual administração municipal de Garanhuns.

IPVA 12% MAIS BARATO ANO QUE VÉM !


A crise financeira derrubou os preços do mercado automotivo, principalmente dos carros usados. Mas, se o consumidor perdeu no valor do seu patrimônio, por um lado, vai ter pelo menos um alento: o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vai ser menor no ano que vem. A previsão com que trabalha a Secretaria da Fazenda (Sefaz) é de uma queda média de cerca de 12% no IPVA para os automóveis. O índice exato será divulgado em dezembro. São 1,3 milhão de contribuintes pernambucanos.

VOCE SABE COMO SURGIU O DIA DO PROFESSOR ?


O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.


O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

ACONTECEU NA HISTÓRIA

15/10/1975
João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, bate recorde mundial do salto triplo, nos Jogos Pan-americanos.

15/10/1983
Nelson Piquet se consagra bicampeão mundial de Fórmula-1.

15/10/1994
Fernando Henrique Cardoso é eleito presidente da República (54,3%). Em segundo lugar ficou Luís Inácio Lula da Silva (27%).

PRÁ DIZER QUE NÃO FALEI DOS VERSOS.

Soneto da separação

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

Vinícius de Moraes